Make your own free website on Tripod.com
    
               SINAIS DOS TEMPOS 

  RETORNAR PARA A PÁGINA ESTUDOS

 RETORNAR PARA A PÁGINA  INICIAL

XVII – O Batismo – Atos 22:16.

 

No princípio criou Deus o homem e logo depois a mulher... E estes eram com Deus! Gên. 21:28. Porém ao escolherem o pecado foram expulsos de Sua presença! Gên. 3:23. E a raça humana chegou a tal ponto de perversão que Deus sentiu em Seu coração de refazer a sua obra, purificando-a nas águas do dilúvio. Gên. 6:11; 7:4. Desde então a água tem sido sinônimo de purificação...

Responda: Quais foram as instruções finais dadas por Cristo aos Seus discípulos? Mar 16:15, 16. E quem deu origem à forma moderna de batismo? Mat. 3:1-6. Por que disse Jesus que Lhe era necessário ser batizado por João?  Mat. 3:13-15. Como foi Cristo batizado por João? Mar. 1:9e10. Quantas espécies de batismo são reconhecidas na Bíblia? Efe. 4:5. De que maneira, disse Pedro ao povo no Dia de Pentecostes, devim demonstrar seu arrependimento? Atos 2:38. No caso do tesoureiro etíope, como batizou Felipe? Atos 8:26-39. Quão essencial que a pessoa seja batizada com água? João 3:5

Após lermos estes textos, pode ter-nos surgido certas dúvidas acalentadas por diversas denominações cristãs... Por exemplo: O batismo tem que ser por imersão ou por aspersão? Veja que a palavra Batismo vem do grego Baptizo ou Bapto que significa imergir, mergulhar, afundar em água e jamais “aspergir” – no português temos palavras que delas derivam tais como batiscafo e batisfera, ambos equipamentos de mergulho para grandes profundidades.

Muitas destas denominações adotam o batismo por aspersão (derramar água sobre a cabeça) por simples comodismo, apesar dos textos bíblicos não apoiarem esta forma batismal. Chegam mesmo a usarem textos bíblicos para se oporem ao batismo por imersão tais como o de Paulo quando diz: Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar,  tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. (I Cor. 10:1-2). Como é dito nas Sagradas Escrituras que eles atravessaram o mar de pés enxutos (Exo, 14:15-22,29) isto significa que não foram mergulhados... É claro que não, foi uma forma de batismo espiritual tanto no mar – símbolo da ressurreição – como na nuvem – símbolo do Espírito de Jesus. E ademais, também não saíram com as cabeças molhadas, não é?

E tem mais, querem substituir palavras (sinônimos) em textos escritos em línguas diferentes – lembre-se que o Novo Testamento foi escrito em grego (exceto Mateus que foi escrito em hebraico) enquanto que o Antigo Testamento foi escrito em hebraico, uma língua não tão prolixa quanto o grego... Seria o mesmo que colocar Português no Inglês!

Quanto às crianças, podem ser batizadas? Usar textos como o de Marc. 16:16 para alegar que as crianças podem e devem ser batizadas é um pouco prematuro, pois um outro texto no evangelho correspondente nos diz com mais clareza quais são as condições essenciais para se receber o batismo, veja: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os... (*) ;  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado... (Mat. 28:19-20). Percebeu?

Como ensinar as crianças que ainda  não tem discernimento para aprender, entender ou escolher!?! E, alem do mais, supor que as famílias, no Novo Testamento, que foram batizadas tinham crianças e que, portanto, teriam sido batizadas, como eu disse é mera suposição sem falar que supor é humano e não divino! Os que aceitam este tipo de batismo precoce, na realidade querem sim aumentar o número de membros em suas denominações, não é? Será que é isto que Cristo quer? 

Mas na Bíblia temos uma outra situação que estas denominações sequer tocam: uma outra ordenança de Cristo – O lava-pés fazendo parte da Santa Ceia. João 13:4-17. Perceba o quanto é essencial este pequeno ato de rebatismo – que a princípio não foi compreendido por Pedro (vs. 6-10) mas Cristo lhes disse: ...quem já se banhou – o batismo – não necessita de lavar senão os pés – que continuam a pisar este mundo de pecados. Este ato de humilhação (ato próprio dos servos) Cristo fez para que todos se esvaziassem do seu orgulho para só então participarem da Sua Ceia. Por isso Ele concluiu dizendo: ...bem aventurados sois se as praticardes. (vs. 17). Atos 8:36-38; 2:38; Prov. 28:13; Mat. 28:20; 7:21.

* Segundo a Bíblia de Jerusalém, a formula trinitariana do batismo (Mat 28:19, 20) é um acréscimo bíblico feito em 196 d.C e isto explicaria os batismos em Nome de Jesus no livro de Atos!

Minha Decisão: CREIO NO SENHOR JESUS E NO SANTO BATISMO POR IMERSÃO, DESEJO SER BATIZADO(A) SEGUINDO O EXEMPLO DE Cristo, EM SEU NOME – Atos 2:38! 

                                           

                                                    RETORNAR PARA O INÍCIO DESTA PÁGINA

                                                        RETORNAR PARA A PÁGINA ESTUDOS

                                                        RETORNAR PARA A PÁGINA  INICIAL