Make your own free website on Tripod.com

  SINAIS DOS TEMPOS

Retornar à página inicial

 

 

D I V I N D A D E

 

O verdadeiro Deus da Bíblia

 

     Este estudo Bíblico é de vital importância para sua vida. Embora haja muitas doutrinas contraditórias sobre quem é Deus, a maior parte das  pessoas estão convictas sobre o que elas acreditam. Algumas destas crenças foram estabelecidas a centenas de anos, mas só foram aceitas amplamente no decorrer do tempo. Há muitas pessoas que não estão dispostas a escutar qualquer coisa que vá contra as tradições recebidas de suas igrejas, ou dos seus antepassados. Não desejamos falar de tradições ou de costumes, mas de uma verdade clara e simples da Bíblia e se você analisar os versos citados na continuidade do assunto, verá que eles estão revelando a verdade. Saiba que você pode ser pego de surpresa, ao ver quantas falsas idéias há, até mesmo entre os cristãos. Por exemplo: Quase todos os cristãos crêem que “Deus é uma Trindade”. Esta fé popular, é aceita facilmente pela maioria das pessoas que se dizem cristãs e muitos até pensam que é uma blasfêmia ensinar algo diferente ou tentar argumentar que esta doutrina não é bíblica.

 

     O que é a Trindade?

Para maior parte dos cristãos, é a declaração de que Deus é composto de três pessoas que formam um só, sendo este um, chamado de Deus.

Outros dizem que Deus realmente é uma pessoa, mas que age como Pai, e em outras ocasiões como um Filho ou como um Espírito Santo.

Existem aqueles que dizem que há três seres eternos e todos eles são Deus e porque estão unidos e de acordo em tudo, são chamados um Deus.

Estas crenças se resumem num só pensamento e são chamadas de doutrina da Trindade, e difundem a idéia de um Triuno Deus. Estas idéias são muito interessantes e existem por muitos séculos, mas ao longo destes séculos, elas foram sendo definidas e redefinidas por vários estudiosos. Contudo, estes conceitos mencionados sobre Deus, não estão corretos ou são verdadeiros! Estas crenças não podem estar corretas porque a Bíblia apresenta uma só verdade.

A Bíblia diz que Deus é uma Trindade?

 

Não. Não há um só verso na Bíblia que diga isso. A Bíblia fala de Deus, do seu Filho e do seu Espírito, que é sua presença invisível. A bíblia não ensina ser isto, uma Trindade e nem mesmo cita esta palavra.

 

Quem é Deus?

 

Esta pergunta é extremamente importante porque Jesus ensinou que aqueles que adoram a Deus, devem faze-lo em Espírito e em verdade.(João 4:24). Se a Bíblia declara que serão condenados, aqueles que dão credito a mentiras.(cf. II Tes.2:10-12), como poderemos ser salvos, se não O adoramos em verdade?

 

A Bíblia nos diz quem é Deus?

 

Sim. “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”. (I Cor.8:6) Deus é o Pai, assim é dito claramente. Ele é o único Ser supremo em todo o universo. (Veja também I Cor.11:3; João 17:3; Efés.4:6;  Mar.12:29-34; I Tim.6:16 e I Cor.15:28)

 

A bíblia diz quem é Jesus Cristo?

 

Sim. Jesus Cristo é o Filho de Deus. “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus”. (I João 4:15). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito...“(João 3:16).

 

Jesus Cristo foi criado por Deus?

 

Não. Ele não foi criado, foi gerado. Ele nasceu de Deus. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido”.(I João 5: 1) “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. ( I João 4: 9)

 

A Bíblia nos diz quando Jesus Nasceu?

 

Sim. Ela diz que Cristo foi gerado em Deus antes do universo ser criado. O livro de Provérbios nos conta sobre isto relatando que Ele se alegrou com Deus nos dias que antecederam a criação do mundo.

Embora o texto de Provérbios 8:22-36 se refira a sabedoria, contudo está claro que a passagem está falando de Jesus o Filho de Deus. Podemos compreender claramente assim ao comparar com os seguintes textos: (I Cor.1:24 e 30; I     Cor. 2:6-8 e Col. 2:2-3) onde Cristo é chamado e apresentado como, “a sabedoria de Deus”. O próprio Jesus nos disse que Ele é o Filho de Deus (leia João 10:36), e Deus o Pai confirma esta declaração através do próprio filho quando disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16).

 

Porque Jesus algumas vezes é chamado de Deus?

 

Porque Ele tem a mesma natureza de Deus. Ele nasceu de Deus, assim Ele é por natureza Deus, mas Ele não é o Ser maior e supremo no universo. Há Um que é maior do que Ele (leia João 14:28; Veja também I Cor. 11:3; João 17:3; Efés.4:6;  Mar.12:29-34; I Tim.6:16 e I Cor.15:28). É sobre esse que a Bíblia está falando quando diz que há um só Deus. Este por sua vez é o Pai de Jesus Cristo.

 

Quantos que por natureza são Divinos e que podem ser considerados como Deus?

 

De acordo com a Bíblia há somente dois que são por natureza divinos ou chamados de Deus. Eles são: Deus (o Pai), cujo nome real é desconhecido (YHWH), porém chamado de YAHAWEH, JAVÉ ou JEOVÁ e o seu único e primogênito Filho (YEHOSHUA) conhecido em nosso idioma como Jesus Cristo.(leia João 1:1-2) Obs. A palavra “Deus” não é um nome próprio de pessoa, mas um atributo que ela possui. Vários seres, objetos e até pessoas são chamadas de Deus, mas somente o Pai(YHWH) e seu Filho verdadeiramente tem este atributo.

 

Quem criou todas as coisas?

 

Deus O Pai e seu filho Jesus atuaram juntos na criação. Tudo foi feito pelo Pai, mas por intermédio do seu Filho.  (Conforme Colossenses 1:13-19) 

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.  (Apoc. 4: 11)

Deus o Pai é a fonte e origem de todas as coisas, porém ao Filho deu todo poder. Ambos criaram o mundo e tudo o que nele há. (leia João 1:1-3)  É por isso  que a bíblia, também diz que Jesus é criador, porque Deus criou todas as coisas por meio de seu filho e lhe deu poder sobre todas as coisas. “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. (Heb. 1:1-2)

 

Jesus não disse que Ele e o Pai são um?

 

Sim, mas do mesmo modo, Ele disse que os cristãos deveriam ser um. Os cristãos não se tornam em  uma só pessoa, da mesma forma que o Pai e seu Filho não se tornam em um só Deus. Isto, significa apenas que Eles estão em unidade assim como nós também devemos estar em unidade. “...a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”.  (João 17: 21-23)

 

O que há de errado com a Doutrina da Trindade?

 

A trindade ensina que Cristo é outro Deus co-igual ao Pai, igual em poder e autoridade, e que Ele não foi de fato o Filho gerado por Deus. Perceba o que isto significa, quando não acreditamos que Jesus é literalmente o Filho de Deus. Por exemplo: Como apreciar o amor de Deus por entregar a Cristo, para morrer em nosso lugar afim de nos dar a salvação? Observe que se Cristo não é verdadeiramente o filho de Deus, então Deus não nos deu nada de si mesmo e se Cristo era igual a Deus quando veio ao mundo, então não fez nenhum sacrifício, pois como pode Deus morrer ou sofrer?(leia Rom. 5: 6-8) Por isso, crer na trindade é o mesmo que negar o Pai e o Filho, e em todo sacrifício que ambos fizeram em nosso favor. (Conf. I João 2:18-26)

 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele”. (I João 4:9).

 

Poderia Deus o Pai, morrer?

 

Não. Isto seria impossível. Ele não pode morrer de forma alguma, pois Ele é origem e fonte de tudo e de toda vida. Isso representaria o fim de todo universo, por isso Ele jamais poderia se tornar em um ser mortal. Veja o que diz a bíblia: ”... o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”. (I Timóteo 6:16)

 

Poderia Jesus, O Filho de Deus Morrer?

 

É evidente que sim. Cristo foi gerado uma segunda vez como um homem, igual a qualquer um. Nasceu com a mesma natureza humana de Adão, a mesma que nós temos, sendo por isso chamado, o segundo Adão. ( Conforme I Cor.15:45 e Heb.1:5-6) Ele tornou-se em um ser mortal, de forma que Ele pode morrer e depois ressuscitar pelo poder de seu Pai. (Conf. Atos 2:24 e 32, 4:10, 13:30,34 e 37; Rom.10:9; Col. 2:12; I Cor.6:14; I Cor.15:12-16; etc.) Ele morreu verdadeiramente, para que, pela sua morte pudéssemos ser eternos novamente. Isto não foi nenhuma farsa, foi a pura realidade. “Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”.(Heb. 2: 9) Contudo Deus não pode morrer e se Jesus fosse Deus, enquanto homem na terra ou igual a Deus seu Pai, então, não experimentou verdadeiramente a morte, que todo e qualquer pecador esta sujeito e que segundo a bíblia, é   a total inexistência da alma ou do ser.(Conf. Rom. 6:23; Eze.18:4) Mas a Bíblia diz claramente que Jesus “provou a morte por todo homem.” (Conf. Isaías 53: 9-12).

 

Deus tem um Espírito?

 

Sim. O Espírito de Deus é a sua personalidade, seu caráter e sua mente. É o seu pensamento que está presente e atuante em todo lugar. A presença corporal de Deus, está sentada em um trono no céu, mas a mente dele ou seu espírito, está em todos os lugares. “Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não o veja? diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR”. (Jer.23: 24). “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”. (Sal.139: 7) “Visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós”.(Mat. 10: 20)

 

O Homem tem um Espírito?

 

Sim. A Bíblia diz que o homem tem um espírito. O espírito reside na mente, logo a mente é o espirito. Nela é formado a personalidade e caráter do ser humano. O homem expressa ou faz aquilo que ele pensa ou sente. Quando um homem morre o corpo perece,(Obs. Morte é a total ausência de atividade cerebral, impossibilitando qualquer tipo de funcionamento orgânico no ser humano) mas o espírito volta a Deus que o deu e permanece em um estado de inconsciência até que ocorra a ressurreição, quando Deus dará um novo corpo imortal e de volta o sopro da vida (fôlego) que é o seu poder, o Espírito. “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego (Espirito) de vida, e o homem passou a ser alma vivente”. (Gen. 1:7)

e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Conf. Ecles. 12:7)

 

Jesus Cristo tem um espírito?

 

Sim. A bíblia afirma que Ele tem um espirito. Não menos santo que o do Pai, pois se trata do mesmo Espirito. (leia Filip.1: 19)

 

O Espirito Santo tem um espirito?

 

Alguns chegam a imaginar que sim, mas não há, um só verso na bíblia que possa afirmar ou comprovar esta suposta teoria.

 

Existe alguma semelhança entre o espírito do homem  e o Espírito de Deus?

Sim. A bíblia cita esta comparação, feita pelo Apóstolo Paulo ao escrever para os irmãos em Corinto.

...qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. (Conf. I Cor. 2:11)

 

Quem é digno de louvor e adoração?

 

os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso , de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.. (Apoc. 4: 10-11)

Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”. (Apoc. 5: 13)

 

lembre-se que na bíblia a verdadeira adoração está relacionada com a obediência total a Deus, na execução da Sua vontade e na fidelidade para com a observância dos seus mandamentos, seus estatutos e juízos. Citaremos apenas alguns textos para uma análise e reflexão sobre o assunto pois neste estudo não há espaço suficiente para comentarmos sobre isto.(leia Gen.4:1-7; I Sam.15:22; Mat.7:21-23; João 16:2-3; Luc.9:35; João 4:19-24; Heb.1:5-6; João 5:22-23; João 14:13; Fil.2:10-11; Rom.16:27 e Rom.12:1)  

 

Porque a Bíblia não cita um só verso onde o Espírito Santo é adorado?

 

Porque não existe este verso, pois, o Espírito Santo é a presença do Pai e do Filho; não a de uma terceira pessoa ou, a de um outro ser. (Conf. João 14:19-23; João 17:21,23; I João 1:3) Somente o Pai e o Filho devem ser adorados segundo a bíblia, mas se os homens adoram também o Espírito Santo, eles estão adorando um deus que não existe. No livro do Apocalipse João declara que viu apenas dois tronos no céu, logo não existe um terceiro trono para uma terceira pessoa ou ser.

Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que saia do trono de Deus e do Cordeiro. (Conf. Apoc. 3: 21 e Apoc. 22: 1 ). Note que a bíblia diz que foi satanás que desejou em seu coração formar uma trindade no céu. Ele desejou estabelecer seu trono ao lado do trono  de Deus o Pai e ao lado do trono do filho de Deus, o Senhor Jesus. (Leia Isaías 14:12-14; Ezeq.28:2,6 e 11-19)

 

O que devemos saber para  conquistarmos a vida eterna?

 

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3)

 

O REAL DEUS VERDADEIRO E ÚNICO

 

Retornar ao inicio desta página

Retornar à página inicial