Make your own free website on Tripod.com
    
               SINAIS DOS TEMPOS 

  RETORNAR PARA A PÁGINA ESTUDOS

 RETORNAR PARA A PÁGINA  INICIAL

O Milênio

 

Muita gente, principalmente muitas denominações religiosas, discutem a questão do Milênio, cada um a sua maneira.

Qual será o quadro do Milênio que a Bíblia apresenta? Estarão os santos na realidade no céu durante o Milênio? Será que a terra estará realmente desolada durante o Milênio, e habitada somente por Satanás? Examinemos as evidências bíblicas em relação com o Milênio para estabelecermos se isto é correto. Lembre-se de que estudaremos este assunto baseados na Palavra de Deus, e em apenas mais uma e única volta de Cristo a esse planeta, não em uma terceira volta como querem alguns.

 

O que ensina a Bíblia a respeito do Milênio e da vida futura?

 

1-     Quando Cristo regressar, os justos mortos serão ressuscitados:

 

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”. Apoc. 20:6.

“Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça”. Isaias 26:9. 

“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”. Daniel 12:2.

“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.João 5:28,29.

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. I Tess. 4:16.  

 

2-    Quando Cristo regressar, os justos vivos serão transformados em seres imortais.

 

“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade”. I Cor. 15:52,53.

 

3-     Os justos se encontram com o Senhor nos ares sobre a terra.

 

“Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”. I Tess. 4:17.

 

4-     Na volta de Cristo, o Senhor entrará em juízo contra as nações ímpias.

 

“Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz. Porque a indignação do SENHOR está contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança.Os seus mortos serão lançados fora, dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se inundarão.Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira. Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que, para exercer juízo, desce sobre Edom e sobre o povo que destinei para a destruição. A espada do SENHOR está cheia de sangue, engrossada da gordura e do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra e grande matança na terra de Edom. Os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos, com os touros; a sua terra se embriagará de sangue, e o seu pó se tornará fértil com a gordura. Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições pela causa de Sião. Os ribeiros de Edom se transformarão em piche, e o seu pó, em enxofre; a sua terra se tornará em piche ardente. Nem de noite nem de dia se apagará; subirá para sempre a sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo o sempre ninguém passará por ela. Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; o bufo e o corvo habitarão nela. Estender-se-á sobre ela o cordel de destruição e o prumo de ruína. Já não haverá nobres para proclamarem um rei; os seus príncipes já não existem. Nos seus palácios, crescerão espinhos, e urtigas e cardos, nas suas fortalezas; será uma habitação de chacais e morada de avestruzes. As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso. Aninhar-se-á ali a coruja, e porá os seus ovos, e os chocará, e na sombra abrigará os seus filhotes; também ali os abutres se ajuntarão, um com o outro. Buscai no livro do SENHOR e lede: Nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do SENHOR o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará. Porque ele lançou as sortes a favor delas, e a sua mão lhes repartiu a terra com o cordel; para sempre a possuirão, através de gerações habitarão nela.  

 

5-     O Senhor fará justiça na terra.

 

“Mas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso”. Isaias 11:4.

“Pois eis que na cidade que se chama pelo meu nome começo a castigar; e ficareis vós de todo impunes? Não, não ficareis impunes, porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o SENHOR dos Exércitos.Tu, pois, lhes profetizarás todas estas palavras e lhes dirás: O SENHOR lá do alto rugirá e da sua santa morada fará ouvir a sua voz; rugirá fortemente contra a sua malhada, com brados contra todos os moradores da terra, como o eia! dos que pisam as uvas. Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque o SENHOR tem contenda com as nações, entrará em juízo contra toda carne; os perversos entregará à espada, diz o SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levanta dos confins da terra. Os que o SENHOR entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra”. Jer. 25: 29-33.

 

6-     Em sua vinda será revelado o iníquo.

 

 “Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda”. II Tess. 2:8.

 

7-     O Senhor cumprirá suas promessas com respeito a Jerusalém ( A cidade do Grande Rei ).

 

“Esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearem contra Jerusalém: a sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca”. Zac. 14:12.

“Levanta-te e debulha, ó filha de Sião, porque farei de ferro o teu chifre e de bronze, as tuas unhas; e esmiuçarás a muitos povos, e o seu ganho será dedicado ao SENHOR, e os seus bens, ao Senhor de toda a terra”. Miq. 4:13.

 

8-     Mas uma vez o Senhor repete que entrará em juízo contra toda a carne.

 

“Porque eis que o SENHOR virá em fogo, e os seus carros, como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão, em chamas de fogo, porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do SENHOR”. Isaias 66: 15,16.

 

9-     As aves viverão durante o milênio, e o Senhor repete as suas promessas.

 

“Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes. Apoc. 19: 17,21.

 

10-Também os animais habitarão a terra durante o milênio, e a terra se encherá do conhecimento do Senhor.

 

“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”. Isaias 11:6-9.

 

11-Durante o milênio, plantas e animais habitarão as cidades destruídas dos ímpios.

 

“Porque a indignação do SENHOR está contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança. Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; o bufo e o corvo habitarão nela. Estender-se-á sobre ela o cordel de destruição e o prumo de ruína. Já não haverá nobres para proclamarem um rei; os seus príncipes já não existem. Nos seus palácios, crescerão espinhos, e urtigas e cardos, nas suas fortalezas; será uma habitação de chacais e morada de avestruzes. As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso. Aninhar-se-á ali a coruja, e porá os seus ovos, e os chocará, e na sombra abrigará os seus filhotes; também ali os abutres se ajuntarão, um com o outro”. Isaias 34: 2,11-15.

 

       12- Depois do que Senhor entrar em juízo contra os ímpios, Cristo virá à terra e estará de pé sobre ela, e mais promessas para Jerusalém.

 

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus”. Jó 19: 25,26.

Eis que vem o Dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul”. Zac. 14: 1,2,4.

 

       13- Satanás será preso por mil anos no abismo.

 

“Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;  lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo”. Apoc. 20:2,3. 

Nota. A palavra abismo vem da palavra grega abussos, que no dicionário de Strong define como “um abismo muito profundo nas regiões mais baixas da terra, que se usa como receptáculo para os mortos, e especialmente como morada de demônios”. É usado nove vezes na Bíblia, e nunca se refere as partes habitadas da terra. Satanás foi lançado na terra depois que foi expulso do céu.

“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”. Apoc. 12:9.

“Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo”.Apoc. 20: 1-3.

Estes versículos descreve o movimento de Satanás em sua morada atual, a terra, como uma prisão possivelmente dentro das regiões mais baixas da terra, descrita como um “abismo”. Dentro dessa região, para Satanás será impossível tentar e molestar os justos e enganar as nações que existirem no milênio. Note bem que o texto bíblico é bem claro a esse respeito. Satanás estará preso para que não se “engane mais as nações”. Isso deixa claro que  a terra não estará desabitada durante o reinado Milenar.

 

14- O Reino Milenar de Cristo será estabelecido na terra, e é descrito como um “Monte” sobre a terra.

 

Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. “Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra”.Daniel 2: 34,35.

“Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre”. Daniel 2:44.

“Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão os povos”. Miq. 4:1.

“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”. Isaias 11: 9.

Note o irmão que o Reino de Deus será estabelecido na terra e não em outro lugar como pregam alguns. E também a “Pedra” ( Cristo) que feriu a estátua não voltou mais para lugar nenhum, se transformou em uma grande montanha. Ficou aqui mesmo na terra.

 

15- Os justos reinarão sobre a terra durante o Reinado Milenar.

 

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”.Apoc 20:6.

“E para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”. Apoc. 5:10.

“Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão príncipes”.Isaias 32:1.

 

16- O Reinado Milenar será um período de paz na terra.

 

“Ele julgará entre muitos povos e corrigirá nações poderosas e longínquas; estes converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse”. Miq. 4: 3,4.

“ Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR”. Isaias 2: 4,5.

“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”. Isaias 11:9.

O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos”. Isaias 32:18.

 

17- O Senhor governará a terra durante o Milênio

 

“Dos que coxeiam farei a parte restante e dos que foram arrojados para longe, uma poderosa nação; e o SENHOR reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre”. Miq.: 4: 7.

“O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome”. Zac. 14:9.

Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão príncipes”. Isaias 32:1.

 

18- Todos virão a Jerusalém a adorar durante o Milênio.

 

Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos”. Zac. 14:16.

 

19- Os ímpios são julgados pelos justos durante o Milênio.

 

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Apoc. 20:4.

“Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!”, I Cor. 6: 2,3.

“Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel”. Luca 22:30. 

 

20- Os mortos que não tiverem parte na primeira ressurreição, serão ressuscitados para que compareçam ante o tribunal de Deus.

 

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras”. Apoc. 20: 12,13.

“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”. Dan. 12:2.

“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”. João 5: 28,29.

 

21- Satanás que será solto do abismo no final do Milênio, sairá a enganar as nações que se formarão durante o Milênio.

 

“Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu”. Apoc. 20:7-9. Veja também Ezequiel capítulos 38,39.

 

22- Satanás será destruído no fim do Milênio, durante o ataque a Cidade Santa.

 

“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”. Apoc. 20:10.

Lembre-se o irmão que a besta e o falso profeta foram atirados no lago de fogo no começo do Milênio, na vinda de Jesus.

“Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre”. Apoc. 19:20.

 

23-Haverá um juízo final após a destruição de Satanás, da Besta e do Falso Profeta.

 

“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras” Apoc. 20: 11-13.

Nota-Após o juízo, os que não forem achados inscritos no livro da vida serão executados.

Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” Apoc.20: 14,15.

 

24- A vinda do Senhor pegará muita gente de surpresa.

 

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas”. 2 Pedro 3:10.

 

25- Após a restauração da terra e o fim de Satanás e seus seguidores, serão criados um novo céu e uma nova terra.

 

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.  Apoc. 21:1.

“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. 2 Pedro 3:13.

 

Conclusão

 

Muita gente e muitas denominações religiosas pregam que os mortos irão ao céu durante o Milênio. Outras pregam que os mortos irão para o céu imediatamente. Outros pregam que o espírito dos mortos reencarnarão.

Apesar de nossa limitada compreensão do Milênio, o peso da evidência bíblica apresentada aqui indica que:

1-     Cristo regressará a terra e firmará seus pés sobre o Monte das Oliveiras.

2-     Cristo estabelecerá seu reino (monte) na terra.

3-     Satanás será encerrado no abismo.

4-     Os santos reinarão e viverão em paz na terra.

A esperança de muita gente, que pertence as variadas denominações religiosas, que aguardam uma ida para o céu, ficam numa posição muito difícil, quando lhe são apresentadas muitas evidências bíblicas, que mostram que o Milênio será mesmo terreal, tal com Zacarias 14, e muitas outras evidências que estão contra essa posição.

Lembrem-se, Jesus voltará a terra apenas mais uma vez, e não uma terceira como pregam algumas denominações por aí. 

 

A propósito, há algo mais importante que a posição dos santos durante o Milênio. É se nós estaremos entre aqueles santos!

Minha Decisão: Finalmente compreendo todo o plano da salvação e vejo que não foi na cruz que Cristo o concluiu. Desejo fazer parte desta salvação!

                                           

                                                    RETORNAR PARA O INÍCIO DESTA PÁGINA

                                                        RETORNAR PARA A PÁGINA ESTUDOS

                                                        RETORNAR PARA A PÁGINA  INICIAL